Nós por aí
 
 

2024-04-03  (originalmente publicado a 2022-10-19)

Ilha de Santiago, origem e alma de Cabo Verde

Ilha de Santiago, origem e alma de Cabo Verde

 

Localização

LatLng
15º 3' 46.73'' N   23º 44' 57.14'' W

 

Tags

caboverde  ilha  ilhadesantiago  santiago  

 

 

Adquira o seu guia

Lonely Planet

 

“Ilha de santiago
tem corpinho de algodón
saia de chita com cordón
par de brinco roda pión” (Ilha de Santiago, Mayra Andrade)

Santiago tem tudo: simpatia, natureza e história. As pessoas fazem os lugares, e nesta ilha isto é uma verdade absoluta.

Cidade da Praia

Cidade da Praia

Da Cidade da Praia ao Tarrafal, do Porto Mosquito à Calheta de São Miguel, o povo é prestável e acolhedor. Desde a senhora que não se importa de nos levar a uma caixa Multibanco a umas boas centenas de metros a pé, ao homem que nos quer trazer caranguejos e lapas para trocarmos receitas, de cá e de lá ou até ao convite para tomar o pequeno almoço feito por locais que acabamos de conhecer. A simplicidade é uma riqueza.

Pescador no Porto Mosquito

Pescador no Porto Mosquito

Ao longo da costa as escarpas interrompidas por pequenas baías com praias de areia negra, no interior as altas montanhas verdes que têm o seu ex-libris na Serra da Malagueta. Por todo lado vêem-se culturas de milho,  trazido pelos portugueses do Brasil, que juntaram ao cozido à portuguesa, dando origem à cachupa . Mas a gastronomia caboverdiana é mais do que cachupa, é o atum, a sapatinha, o cuscus ou os pasteis de São Domingos.

Serra da Malagueta

Serra da Malagueta

É nesta ilha que, a Sul, ficam a Cidade Velha e a Cidade da Praia, a antiga e a nova capital de Cabo Verde. Enquanto na Cidade Velha reina a calma e a história ainda enraizada nas ruas e nos monumentos, na Cidade da Praia vive-se o movimento agitado de uma capital, o frenesim do mercado de Sucupira ou o corre-corre do Plateau.

Cidade Velha, Cabo Verde

Cidade Velha, Cabo Verde

A Norte de Santiago, no Tarrafal, descobrem-se as poucas praias de areia branca da ilha, os melhores locais de mergulho e de observação de vida marinha. Ali perto, na Ribeira da Prata ou mais afastado na Pedra Badejo, as tartarugas desovam num impressionante cerimonial. Enquanto os machos ficam à espera no mar, as fêmeas vão à mesma praia onde nasceram deixar os ovos, as suas crias quando adultas, repetirão o mesmo ritual, no mesmo lugar.

Praia do Tarrafal

Praia do Tarrafal

Com o objectivo de proteger as tartarugas de possíveis predadores, existem equipas que recolhem os ovos das praias e os colocam em locais protegidos para que, depois de eclodirem, sejam devolvidos ao mar.

A Ilha de Santiago tem gente com alma, música e calor no coração.

(Fotografia de capa: Ribeira da Prata)

🇨🇻 

Cabo Verde

Capital: Praia

Língua: Português

Moeda: CVE (Escudo de Cabo Verde)

Fuso hotário: UTC -1

Código telefone: +238

 

Bertrand

Planeie a sua viagem

Use o link dos nossos parceiros

 
 

Também pode ler

 






Visitar Ilha de Santiago ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...

Comente o artigo

segue-nos