Documentos de viagem

by Nós por aí | 2018-07-20 | Dicas de viagem

As dicas no que toca a documentação de viagem são simples e a maior parte dos leitores decerto já as conhece, no entanto parece-nos que vale sempre a pena relembrar que, para além do Cartão de Cidadão, que é válido em toda a União Europeia (e espaço Schengen), nunca deve esquecer:

Passaporte

Sempre que for para fora do Espaço Schengen (países europeus com livre circulação de pessoas e mercadorias) seja por via terrestre, marítima ou aérea não se esqueça do passaporte, existindo ainda necessidade de Visto para a entrada em alguns países.

No Reino Unido, mesmo estando na Europa e Espaço Schengen, em muitos locais só aceitam o passaporte.

Certificado Internacional de Vacinação

Para entrar em alguns países é obrigatório apresentar o certificado Internacional de Vacinação válido. Este Certificado deverá ser obtido através de uma consulta de medicina do viajante (num hospital ou online). Nesta consulta, de acordo com o destino, o médico irá identificar quais as vacinas e medicamentos obrigatórios e mais relevantes, além de outras considerações relevantes para o local de destino.

Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença permite a uma pessoa segurada ou abrangida pelo regime de proteção social obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer um dos 28 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça.

O cartão pode facilmente ser pedido online, no site da Segurança Social Direta e demora pouco mais de 3 ou 4 dias para o receber em sua casa.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença não substitui o seguro de viagem.

Seguro de viagem

Dependendo de para onde é o destino, na nossa opinião, por vezes, é importante fazer um seguro de viagem, sobretudo se sair da Europa. Existem muitos locais onde pode fazer o seguro, as companhias aéreas disponibilizam este serviço.

Cartões de pagamento

Normalmente na Europa, e apesar das taxas variarem, não há problema em utilizar um cartão Multibanco, no entanto convém sempre levar um cartão de crédito internacional como o Visa ou Mastercard.

Uma boa opção é o cartão Revolut, leia aqui as vantagens.

 

Se encontrou alguma incorreção neste artigo, por favor, diga-nos.


Partilhar artigo:      

 

    #documentos  #passagem  #passaporte  #seguro  #vacinas  #visa