Airbnb, uma forma diferente de ficar alojado

by Nós por aí | 2018-08-28 | Dicas de viagem

O Airbnb é um site de aluguer de alojamentos com um conceito diferente da tradicional reserva de hotel. Está presente em cerca de 191 países, onde estão disponíveis desde dormitórios comuns, a um preço muito acessível, a palácios do século XV.

Página inicial do site da Airbnb

Página inicial do site da Airbnb

Estão disponíveis três tipos de alojamento: quartos partilhados; quartos privados; casa/apartamento inteiro. Nas duas primeiras situações pode existir a possibilidade de partilhar o espaço com o próprio dono.

Para melhor compreensão convém salientar que no Airbnb existe o conceito de hóspedes e anfitriões, em que os anfitriões são os donos dos alojamentos.

Desde que começamos a utilizar o Airbnb raramente temos optado por outro tipo de alojamento. Para nós as vantagens são mais do que as desvantagens (que como é óbvio existem sempre):

Avaliação mútua

O Airbnb tem um sistema de avaliação, tanto para os hóspedes como para os anfitriões. Este sistema classifica as duas partes através dos comentários e pontuações permitindo não só ao anfitrião saber se o hóspede é ou não de confiança e principalmente, do nosso ponto de vista, o hóspede ficará a saber se o anfitrião e alojamento são como o anunciado.

Relação é mais pessoal e genuína

A relação entre anfitrião e hóspedes é muito mais pessoal. A nossa experiência mostra-nos que em todas as vezes que já utilizamos o Airbnb a pessoa que nos recebeu teve a amabilidade de nos indicar os locais a visitar, transportes, restaurantes, lojas, entre outras coisas. Em alguns casos, esperou para além da hora combinada, os atrasos muitas vezes não se escolhem, e o facto de estarmos em contacto com um habitante local dá-nos a oportunidade de conhecer para além do esperado.

O facto de sermos tratados pelo nome, e sabermos logo à chegada como se chama o anfitrião torna o contacto mais próximo. Num hotel isto não acontece. Acabamos, muitas vezes, por nos ir embora sem saber o nome de pelo menos um dos recepcionistas.

No momento da reserva, já aconteceu, o anfitrião entrar em contacto connosco e dar-nos indicações de como chegar ao local, assim como o seu contacto pessoal de forma a que possamos contacta-lo em caso de imprevistos e no dia da chegada. Já agora, garanta que poderá falar com o anfitrião no dia de sua chegada.

Sinta-se na sua casa

Ter a comodidade de uma casa é sempre diferente. Ficar em hotéis é bom, mas nada como voltar para o conforto de um lar.

Cozinhar como se estivessemos na nossa própria casa também é uma grande vantagem.

Os comentários dos hóspedes valem muito

Regra geral, os anúncios do Airbnb (como em todos os sites de vendas) descrevem bem os alojamentos, as condições e regras. A maioria dos anúncios é bem ilustrada com descrições e fotos. No entanto devemos ter atenção que também existem algumas que enganam (principalmente nas dimensões dos espaços).

Por isso mesmo, ninguém melhor que os próprios hóspedes para contar a verdadeira história dos locais. Mais do que ver as fotos do anfitrião leia os comentários dos hóspedes.

Locais centrais

Com o Airbnb tem a oportunidade de ficar no coração dos sítios, onde a vida local pulsa ao seu próprio ritmo.

Quer fique no centro ou nas imediações lembre-se de sempre avaliar as opções de transportes.

Mais valia do preço

O preço que aparece no mapa ou no resultado da pesquisa é apenas uma referência de comparação e pode variar de acordo com o número de pessoas e das datas da sua reserva. É muito importante que na sua pesquisa informe estes parâmetros.

Claro que nem sempre o preço é o melhor, dependendo do local. Um apartamento no centro de Madrid não terá o mesmo preço que nas redondezas. Mesmo assim há cidades que nos surpreendem e onde pode ficar alojado mesmo no centro a bons preços.

Nos bairros mais afastados do centro certamente encontraremos opções mais confortáveis e espaçosas com preços muito mais apelativos.

Além das diárias alguns anfitriões cobram uma taxa de limpeza adicionada à comissão do Airbnb (nada de mais).

Use e abuse dos filtros

Filtros Airbnb

Filtros Airbnb

Como dito acima (em “Mais valia do preço”) para encontrar o preço correto deve indicar o máximo de informação possível. Desta forma irá também reduzir a visualização no mapa. Poderá ainda restringir o preço máximo e mínimo. Sempre que ajustar os critérios, os anúncios vão sendo atualizados na página.

Condições de cancelamento

As políticas de cancelamento são definidas pelos próprios anfitriões, de acordo com as regras definidas pelo Airbnb.

Existem anfitriões que são mais flexíveis e permitem cancelamento sem penalização até 1 dia antes do check-in. A política de cancelamento moderada determina reembolso de 50% do valor pago se o cancelamento acontecer com menos de 5 dias antes do check-in. A política de cancelamento rigorosa prevê que cancelamentos feitos com menos de uma semana não serão reembolsados.

Desta forma procure sempre pela política de cancelamento de cada alojamento para ter a certeza.

As taxas de limpeza serão sempre reembolsadas em caso de cancelamento. A taxa do Airbnb não é reembolsável.

Caso o espaço que é apresentado no site não corresponda ao que é encontrado, a Airbnb garante um reembolso e em muitos casos fará esforços para encontrar e reservar outra casa parecida por forma a compensar o hóspede. O valor de qualquer reembolso dependerá da natureza do problema de viagem.

Sempre que houver algum problema com um anfitrião peça ajuda à Airbnb que em 72 horas dará resposta. Nós já utilizamos e funcionou perfeitamente.

 


Partilhar artigo:      

 

    #airbnb  #alojamento  #b2b  #estadia  #hotel  #reservas