Cidade Velha, aqui nasceu Cabo Verde

| Cabo Verde |

Unsplashed background img 1

Cabo Verde 

by Nós por aí | 2022-12-15

Na Cidade Velha respira-se história. Chegamos à pequena praça junto ao mar, e por momentos somos transportados para alguns séculos atrás em terras portuguesas. A arquitectura do casario, a calçada e o pelourinho não negam a sua origem. É possível imaginar como terão chegado os portugueses aquela pequena baía onde desaguava a ribeira que deu o primeiro nome ao local, “Ribeira Grande”, a mais antiga cidade criada pelos europeus nos trópicos.

Baía da Cidade Velha

Baía da Cidade Velha

Ter sido um dos primeiros territórios descoberto em África, em 1462, faz com que Cabo Verde tenha as edificações mais antigas do continente africano. Muito próximo da praça do pelourinho entramos na rua da Banana, a mais antiga rua construída pelos europeus em África. Percorrendo-a, chegarmos à igreja de Nossa Senhora do Rosário, também ela um marco do tempo, é a igreja colonial mais antiga da África Subsariana.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

 

Rua da Banana

Rua da Banana

Na mesma rua da Banana existe um pequeno Centro Cultural, onde pode ser vista uma exposição de produtos locais que nos contam parte da história do local.

Na baía, a areia não existe, nem tem que existir. Os seixos de pedra preenchem a praia onde pescadores preparam os barcos para se lançarem ao mar de onde trazem atum que por aqui é rei na cozinha.

Na parte alta da cidade, o que resta da Sé Catedral (construída em 1555), foi saqueada várias vezes, até que por fim destruída pelo pirata francês Jacques Cassard. Hoje permanecem as ruínas que ainda assim mostram a imponência deste templo e a sua importância nestas paragens.

Barcos na praia da Ribeira Velha

Barcos na praia da Ribeira Velha

No alto da Achada vê-se timidamente a fortaleza de S. Filipe. Construída de forma a minimizar as incursões dos piratas e corsários, com uma vista privilegiada e estratégica permanece esta guardiã. Lá em cima a timidez da construção dá lugar a uma imponência digna de uma fortaleza. Lá dentro podemos ver as guaritas, a cisterna, os canhões e a esplendorosa vista.

Forte de São Filipe

Forte de São Filipe

A poucos quilómetros da Cidade da Praia a Cidade Velha mostra um lado completamente diferente da azáfama da capital.

cabo-verde   Cidade Velha

País: Cabo Verde
Idioma: Português
Moeda: Escudo Caboverdiano (CVE)
Cód.Telefónico: +238
Fuso horário: -2 horas


 

Se encontrou alguma incorreção neste artigo, por favor, diga-nos.

Porque viajar seguro é importante
IATI Seguros de viagem


0 Comentários

Os comentários estão fechados.