A modernidade de uma capital europeia mistura-se com a simplicidade nórdica que caracteriza a Escandinávia. Oslo é uma cidade calma onde se celebra a vida ao ar livre, independentemente do clima, a isto os noruegueses chamam friluftsliv.
O verão está a acabar e, apesar do calor e o sol brilhar num céu limpo, a chegada da noite lembra-nos da latitude a que estamos, o frio gelado bate-nos na cara mas não há motivo para deixar de aproveitar a cidade e a natureza que a envolve.
Da fortaleza de Akershus avista-se a cidade e o fiorde de Oslo que se estende até ao Atlântico. A vida dos habitantes de Oslo passa muito pelo porto do fiorde. Mergulhar na água gelada ou alugar uma das saunas que flutuam em pequenas balsas ao longo do porto são actividades que os locais fazem durante todo o ano, desde que a água não tenha a superfície gelada.
Saunas flutuantes
Fortaleza de Akershus
Erguendo-se destas águas, como um iceberg, a Ópera de Oslo (fotografia de capa) marca a transformação de uma antiga zona industrial num polo cultural da cidade. Em frente, o Munch Museum alberga mais de 26 000 peças de arte de Munch assim como os seus objetos pessoais e uma biblioteca privada.
No centro, muito perto da estação central está a Catedral de Oslo, a igreja maior da Noruega, construída no século XVIII, é o local onde são realizados os casamentos da família real norueguesa. O Palácio Real, residência oficial da família real noruguesa, é uma das paragens obrigatórias. Aqui, para além de poder ver a troca da Guarda pode também percorrer os jardins que o cercam.
Catedral de Oslo
Palácio Real
Parlamento da Noruega
Câmara de Oslo, local onde é entregue o Prémio Novel da Paz
Outra das atracções da cidade é o Parque Vigeland, um magnífico jardim, com mais de 200 esculturas humanas do arquitecto Gustav Vigeland, um autêntico museu ao ar livre.
Parque Vigeland
A arte e a história da Noruega também estão presentes nos vários museus que Oslo oferece, entre eles destacam-se o Museu Marítimo Norueguês com exposições sobre expedições polares e espetáculos de auroras boreais e o Museu Norueguês da História Cultural onde está inserida a magnífica igreja de Gol Stave, restaurada no século XIX à sua imagem original na Idade Média.
Egito | 2025-02-12
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Visitar Oslo ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...