Se em Oslo se cultiva a vida ao ar livre, em Bergen esta tradição eleva-se a um nível mais alto. Rodeada de montanhas e fiordes que se ligam ao oceano Atlântico, funde-se com a natureza de uma forma tão natural que parece ter ali sempre existido.
Apelidada de “a cidade entre as sete montanhas, foi capital da Noruega até 1299 e mesmo sendo a segunda maior cidade do país é um local tranquilo onde a população vive infimamente ligada com a natureza.
As montanhas que cercam a cidade estão salpicadas de casas aninhadas na floresta. Os habitantes de Bergen têm o hábito de subir a Fløyen, um cume a 320 metros de altitude, onde se desfruta do ar puro, das imensas florestas nórdicas que convidam a trilhos e a contemplar o por do sol no final do dia.
Antigo entreposto comercial entre a Noruega e o resto da Europa, o porto de Bergen, localmente chamado e Bryggen, hoje local de partida e chegada de grandes navios de cruzeiro, é património da UNESCO e abriga um museu, várias lojas e restaurantes, que nasceram nos edifícios do século XIV, entretanto recuperados depois de um incêndio. No porto há grande agitação de turistas e locais, e sente-se o cheiro dos pães de canela e dos cachorros quentes (de carne de alce).
Para quem gosta de peixe este é o local certo, sentar numa mesa ao ar livre no mercado de peixe junto aos cais e comer salmão, bacalhau fresco, lagosta ou camarão.
Bergen deixou de ser a capital do país mas pode ser considerada a capital norueguesa da natureza.
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar Bergen ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...