Nós por aí
Viajar é ir...
 
 

2019-05-30

Trilho do Pernilongo, Salinas do Samouco

Trilho do Pernilongo, Salinas do Samouco

 

 

Tags

alcochete  pernilongo  salinas  samouco  setubal  
 

Na margem sul do Tejo, no lado oposto ao rebuliço de Lisboa, situam-se as salinas do Samouco, outrora principais produtoras de sal da região e do país, que apesar de serem atravessadas pela ponte Vasco da Gama, dão-nos o prazer de poder desfrutar da calmaria do campo.

Percurso das Salinas

Percurso das Salinas

Existem dois percursos que se iniciam na entrada das salinas, o trilho do Flamingo (mais pequeno) e o trilho do Pernilongo. Nós fizemos o maior.

Existe uma pequena casa da Fundação Salinas do Samouco. Deve comprar a entrada para fazer os trilhos.

Logo no início do percurso já se avistam flamingos nas salinas (fizemos o trilho em abril). É preciso não fazer barulho para não os afugentar.

Ponte

Ponte

Durante o percurso é possível avistarem-se diversas espécies de aves uma vez que a maior parte das espécies do Tejo utiliza as salinas como local de repouso. Podem ver-se flamingos, garça-real, garça-branca-pequena, andorinha-do-mar-anã, pernilongo, entre outras espécies. A vegetação é um pouco menos diversificada e pelo meio das salinas é possível ver-se a Salicornia ou sal verde, como é popularmente conhecida, uma planta tolerante ao sal com um sabor muito salgado que por isso mesmo é utilizada na gastronomia.

Sapal

Existem locais e abrigos apropriados para a observação de aves onde, sem perturbar a fauna, se podem tirar fotografias mais próximas a algumas espécies mais esquivas.

Sensivelmente a meio do trajecto somos acompanhados durante alguns metros por burros que vagueiam por entre as salinas. Não se assuste pois são amigáveis.

Burros durante o percurso

Burros durante o percurso das salinas

O percurso, entre salinas, estreitas passagens e pequenas pontes é agradável. Ainda é possível ver algumas salinas em actividade e mesmo ao lado é possível molhar os pés na praia ribeirinha.

Salinas do Samouco

Salinas do Samouco

A associação faz saídas de campo e visitas guiadas

Como chegar

Vindos de Alcochete, seguindo a Estrada Nacional 119 em direcção ao Montijo, vire na rotunda que indica Samouco e praia. Chegará à entrada das salinas.

 

Trilhos  Trilho

Tipo: Circular
Estensão: 7,8 Km
Dificuldade: Baixa
Informações: Fundação Salinas do Samouco

Normas de conduta

 
 

Bertrand

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos