Nós por aí
Viajar é ir...
 
 

2019-10-30

Péruges, viajar até à época medieval

Péruges, viajar até à época medieval

 

Localização

LatLng
45º 54' 11.10'' N   5º 10' 43.17'' E

 

Tags

franca  lyon  peruges  
 

A caminho de Lyon, vindos de Genebra, somos chamados à atenção por um vilarejo no cimo de uma pequena colina. Desviamos caminho e subimos até Péruges, uma pequena vila medieval do século XV. Se quiséssemos gravar um filme de época não seria necessário adaptar nada, tudo se mantém intacto.

Entrada de Péruges

Entrada de Péruges

A vila/aldeia faz parte das “Mais Belas Aldeias da França.

Entramos por um pórtico (porta de Haut) que outrora fechava esta antiga vila de tecelões dentro das suas muralhas, e viajamos no tempo. Desta porta, e suas muralhas, faz parte a belíssima igreja-fortaleza, consagrada a Santa Maria Madalena, construída muito provavelmente na fundação desta vila.

Torre da igreja de Santa Maria Madalena

Torre da igreja de Santa Maria Madalena

Vamos dar a um largo que se ramifica por ruas estreitas de pedra. O conjunto arquitectónico envolve-nos.

Daqui podemos visitar a igreja-fortaleza, onde existem algumas peças de arte interessantes em madeira, e podemos penetrar pelas ruas que serpenteiam o aglomerado de casas tão bem conservadas.

No meio do aglomerado das casas existe o largo ou praça central, a Place du Tilleul, marcada no seu centro por uma imponente árvore. Em volta o cenário medieval das genuínas casas, e até um antigo lagar agora desactivado.

Place du Tilleul, Péruges

Place du Tilleul, Péruges

Um pouco por toda a vila vêm-se lojas, restaurantes e albergues. Se puder prove a Galette de Pérouges, uma pizza doce coberta de açúcar. Ao passar nas ruas não se admire desta especialidade estar exposta à janela de um restaurante…

Rua de Péruges

Rua de Péruges

Na Casa dos Príncipes, uma mansão dos séculos XIV e XV, muito provavelmente a antiga residência dos Duques de Sabóia, fica o museu e arquivos históricos da vila.

A vila é muito pequena e visita-se bem numa tarde. Vale a pena.

 


Como chegar lá

Péruges fica a apenas 40 Kms de Lyon, na direcção Lyon – Genebra. Se for pela A 42 deve desviar em direcção a Meximieux e nessa mesma localidade virar para Péruges.

 
🇫🇷  França

Capital: Paris

Língua: Francês

Moeda: EUR (Euro)

Fuso hotário: UTC +1

Código telefone: +33

Fronteiras: Alemanha , Bélgica , Itália , Luxemburgo, Mónaco, Suiça

 

Bertrand

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos