Símbolo da identidade nacional francesa, o Mont Saint-Michele é a perfeita transformação de um culto num conjunto monumental único que ainda hoje nos transporta à sua origem.
Localizado na Normandia, no departamento de Manche, deve o seu nome à ilhota rochosa dedicada a São Miguel Arcanjo onde, no século X, monges beneditinos começaram a construir a abadia.
Reza a lenda que no século VIII, São Miguel Arcanjo apareceu em sonho a Aubert, bispo de Avranches, pedindo-lhe que erguesse um santuário em sua homenagem. Após a terceira aparição, e depois do Anjo lhe tocar na cabeça, Aubert decide mandar construir um santuário em seu nome.
A pedido do duque da Normandia, a abadia começou a ser construída mais tarde, no século X, por monges beneditinos, e com ela floresceram a fortaleza e o casario que harmoniosamente se aninharam no rochedo a seus pés.
Durante a Guerra dos Cem Anos a ilha foi utilizada como forte contra as forças inglesas que, apesar das diversas tentativas de invasão, nunca a conseguiram dominar, elevando-a a símbolo da resistência francesa.
Séculos mais tarde, e depois dos monges terem deixado a ilha (em 1790) o Mont Saint-Michele foi classificado Património Mundial da UNESCO em 1979 e hoje é um dos locais mais visitados de França.
O acesso à ilha é feito a pé ou de autocarro, as “navetes”, por uma ponte que em alguns dias do ano fica inacessível devido às marés altas (águas grandes) que a submergem. A chegada à porta de entrada transmite-nos uma sensação de chegada a um cenário de filme medieval. Para chegar à abadia basta subir por qualquer uma das ruas e escadarias que serpenteiam por entre casas. Lá do alto, na majestosa abadia avista-se até ao infinito.
Na abadia visitam-se quase todos os aposentos onde os monges viveram durante séculos. As cozinhas, refeitório, oratórios, claustros e a igreja mantêm-se praticamente inalterados. De uma destas salas sairam muitos manuscritos reproduzidos pelos monges que lhe davam o nome de “cidade dos livros”.
Visitar o Mont Saint-Michele é uma experiência única de história, beleza e misticismo.
Para evitar filas demoradas convém fazer a visita logo pela manhã e comprar as entradas para a abadia com antecedência.
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar Mont Saint-Michele ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...