Benguela, cidade das acácias rubras

by Nós por aí | 2018-07-14 | Angola

A 700 Km a Sul da capital do país, Benguela, parece que parou no tempo. As casas, os edifícios  públicos, as ruas permanecem iguais tal como há 40 anos atrás.

Benguela

Benguela

Nascida numa magnífica baía, entre o Atlântico e a savana, é conhecida pelas suas magníficas praias, que vão desde a praia Morena até à Baía Azul, e pelas “pescarias” (empresas de pesca instaladas junto ao mar) que fornecem peixe e seus derivados (óleo, farinha, etc.) para o resto do país.

Benguela

Praia Morena

A presença portuguesa está viva em todos os lados. Nas áreas residenciais veêm-se moradias da época colonial que mantêm a traça. Os hábitos também são mantidos e na parte de trás das casas, existe um quintal onde se fazem os almoços familiares aos sábados, conhecidos como sentadas familiares, que se prolongam até à noite.

Moradia Benguela

Moradia Benguela

 

União dos Sindicatos

União dos Sindicatos

Embora existam alguns palácios na cidade, estes não podem ser visitados pois albergam serviços públicos. São exemplo disso o palácio do governador e a sede provincial do MPLA, outrora sede da associação dos comerciantes da cidade.

Sé Catedral

Sé Catedral

 

Nossa Senhora do Populo

Igreja de Nossa Senhora do Populo

É interessante andar pelo centro da cidade e assistir ao decorrer da vida benguelense: o comércio, as vendedoras de rua, os “cupapatas” (uma espécie de taxis de mota), os pedicures (sim, homens que fazem as unhas) entre outros transeuntes.

Cupapata

Kupapata

O forte desta cidade (e província) são mesmo as praias e monumentos naturais.

Praia Morena

Praia Morena

Indo para Sul passámos pela praia de Santo António, Caotinha, Caota, Baía Azul e Baía Farta e pela mais recente indústria de extracção de sal.

O que comer?

A comida típica desta região é o calulu, um guisado de peixe, fresco ou seco, com ervas, acompanhado de pirão (no Norte é chamado de funge). Nós tivemos o privilégio de comer calulu caseiro na companhia de amigos.

 

Nota: Benguela é conhecida pela cidade das acácias rubras pois nas ruas existem várias destas árvores que no verão ficam cheias de flor alaranjadas e daí o nome. Infelizmente não pudemos ver as acácias floridas porque visitamos a cidade no inverno.

 


Como ir

A partir de Luanda, pode ir de carro, a viagem é longa (cerca de 600 Km) e as estradas não estão muito boas. Se estiver com tempo e sem crianças vale a pena ir, nas calmas.

De avião, há voos diários com a TAAG (recomendamos) e a Sonair para o aeroporto da Catumbela.

 

angola  Benguela

País: Angola
Idioma: Português
Moeda: Kuanza (Kz)
Fuso horário: 0 horas


Partilhar:      

 

    #africa  #angola  #benguela  #praia