Nós por aí
Viajar é ir...
 
 

2023-08-11  (originalmente publicado a 2018-07-28)

Um dia nos Passadiços do Paiva

Um dia nos Passadiços do Paiva

 

 

Tags

arouca  geopark  paiva  passadicosdopaiva  
 

Os Passadiços do Paiva, localizados na margem esquerda do rio Paiva (afluente do Douro), entre Espiunca e Areinho no concelho de Arouca, são uma magnífica referência de turismo de natureza, não só para a região de Arouca mas também a nível nacional. Nós fomos comprovar.

Ao longo do percurso de cerca de 8 Km, entramos num território antes quase inacessível, com paisagens de cortar o fôlego.

Passadiços

Início dos Passadiços

Comprados os bilhetes online (as entradas são limitadas), inicíamos o percurso por volta das 9 horas, pela Espiunca. Há quem diga que é melhor começar por Areinho, mas, independentemente das opiniões, neste dia o percurso estava interdito desse lado uma vez que decorriam trabalhos de manutenção. Neste momento está a decorrer também a construção de uma nova ponte de vidro suspensa (diz-se que será uma das maiores do mundo).

O dia estava fresco, sem muitos caminhantes, (pelo menos até às 11 horas da manhã). O percurso foi feito sem grandes dificuldades, para nós e para os miúdos.

Este trajecto acompanha o rio Paiva por vales de muita beleza.

Rio Paiva

Rio Paiva

Se por um lado deixamos de ter passadiços em algumas zonas e andamos por trilhos de terra, por outro, se não existisse a estrutura suspensa de madeira não seria possível continuar o percurso.

Passadiços

Estrutura suspensa dos passadiços

O extraordinário desta obra, e quanto a nós é de louvar, é a integração dos passadiços no local. Além do impacto visual ser discreto, podemos andar no meio da natureza sem afectar muito a biodiversidade.

Ao longo do percurso existem alguns miradouros e escadas que nos podem levar até ao rio.

Passamos pela Gola do Salto onde no inverno as águas estão revoltas e a prática de desportos como o canyoning são geralmente praticados.

Gola do Salto

Gola do Salto

Mais ou menos a meio do percurso encontramos a praia fluvial do Vau, onde almoçamos e aproveitamos para dar um mergulho no rio. Neste local existem casas de banho, algumas mesas e um pequeno bar de apoio. Caso não queira continuar,  pode pedir um taxi que o virá buscar.

Praia do Vau

Praia fluvial do Vau

Continuando o percurso, pouco depois da praia tem uma ponte suspensa que nos leva à outra margem e por onde se pode seguir um trilho até Alvarenga.  A paisagem vista da ponte é lindíssima.

Ponte suspensa

Ponte suspensa

Como uma parte do trajecto estava encerrada, fizemos o retorno até Espiunca.

Já no regresso a Arouca, em Canelas, visitamos o Centro de Interpretação Geológica de Canelas onde podemos ver fósseis dos maiores trilobites encontrados no mundo (entre outros). Vale a pena visitar.

 

Algumas dicas

  • Compre bilhete online com antecedência, o parque tem um limite de entradas
  • No verão inicie logo pela manhã, quanto mais cedo melhor (confirme os horários de abertura)
  • Leve água, calçado e vestuário confortável
  • Leve um farnel e aproveite a praia do Vau para almoçar e recuperar forças para o resto do percurso
  • Respeite a natureza
  • Se fizer os passadiços com crianças aconselhamos a começar pela Espiunca, o percurso é menos exigente. Se a meio do percurso (Vau) estiverem cansados peça um táxi e regresse.

 

Reino Unido  Trilho

Tipo: Linear
Estensão: 8,7 Km
Dificuldade: Média
Informações: Passadiços do Paiva

Normas de conduta

 
 

Bertrand

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos