Nós por aí
Viajar é ir...
 
 

2023-08-11  (originalmente publicado a 2018-12-19)

Meknès, a cidade dos cem minaretes

Meknès, a cidade dos cem minaretes

 

Localização

LatLng
33º 53' 34.49'' N   5º 33' 55.02'' W

 

Tags

marrocos  meknes  
 

A cerca de 70 Km a Oeste de Fez situa-se Meknès, a mais pequena das cidades imperiais de Marrocos. Pequena em área mas grande em importância.

Foi elevada a capital de Marrocos em 1672 pelo sultão Moulay Ismail e assim permaneceu até ao final do seu reinado em 1727. Esta cidade, património da UNESCO, está cercada por muralhas de 40km, construídas há mais de 350 anos, dentro das quais estão as mesquitas que apelidam a cidade de “cidade dos cem minaretes” e o Palácio Real.

Rua da medina

Rua da medina

O local central de Meknès é a praça El-Hedime, mesmo em frente às portas Bab Mansour Laleuj (constrídas no início do século XVIII), consideradas as mais belas de todo o país, têm características curiosas, misturam colunas jónicas romanas com arquitectura árabe.

Praça El-Hedime

Praça El-Hedime

As magestosas portas guardam no seu interior a zona imperial. À sua frente, mesmo ao fundo da praça El-Hedime estão as portas da velha medina.

Ao contrário da medina de Fez as ruas são mais calmas, a azáfama é menor e os comerciantes das souks menos activos o que permite desfrutar do local de uma forma diferente.

Portas da medina de Meknès

Portas da medina de Meknès

 

Medina de Meknès

Medina de Meknès

Na zona imperial está o Museu Etnográfico regional (infelizmente estava fechado nesse dia), no Palácio Dar Jamaï, onde pode ser contemplado o jardim Andaluz. A partir daqui, andando (um bom bocado) a pé chegamos ao Palácio Real. Tal como em Fez, ou noutro qualquer palácio Real de Marrocos apenas podemos contemplar as portas.

Portas do Palácio Real de Meknes

Portas do Palácio Real de Meknès

 

 
🇲🇦  Marrocos

Capital: Rabat

Língua: Árabe e berbere

Moeda: MAD (Diram)

Fuso hotário: UTC 0

Código telefone: +212

Fronteiras: Espanha , Argélia

 

Bertrand

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos