Nós por aí

2019-05-30  (originalmente publicado a 2019-03-13)

Trilho do Chã dos Navegantes, Cabo Espichel

Tags

arrabida  navegantes  sesimbra  trilhos

Adquira o seu guia

Lonely Planet

A paisagem é simplesmente magnífica. É esta a melhor forma de descrever o percurso do trilho do Chã dos Navegantes.

Mapa Chã dos Navegantes

O inicio deste trilho começa num caminho perpendicular à estrada que dá acesso ao Cabo Espichel.

O percurso começa em terreno praticamente plano. Ao fim de aproximadamente 1 Km fizemos um desvio para contemplar a vista sobre as falésias que caem até à Praia da Baleeira, apenas acessível por caminhos a pé ou de barco.

Baleeira

Voltando ao trilho começamos a descer lentamente até chegarmos à beira das falésias onde vislumbramos o oceano Atlântico a perder de vista. Mais adiante chegamos às ruínas do Forte de São Domingos da Baralha. Este forte, que dominava a baía da Baleeira, era em pleno século XVII a primeira defesa da costa da Arrábida integrando a linha defensiva que se estendia de Albarquel a Sesimbra e que defendia o importante porto e povoação de Setúbal.

Trilho Chã dos Navegantes

Continua-se a caminhar junto ao mar e quando já estamos desviados deste, pois o trilho vai-nos encaminhando para o interior da encosta. Desviamos aproximadamente 400 metros para ver a magnífica formação rochosa do Arco da Pombeira, onde o mar entra bravio e se atira contra as paredes rochosas de uma câmara interior.

Arco da Palmeira

Regressando novamente ao trilho subimos uma encosta íngreme, com um piso muito irregular mas que felizmente é curta até atingirmos a parte do trajecto mais plana que nos encaminhará até ao final.

Lá longe, começamos a avistar o Farol do Cabo Espichel e o que resta da bataria de defesa mesmo na ponta do cabo. Seguimos em direcção ao farol.

Farol do Cabo Espichel

Um pouco mais a norte encontramos o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Este santuário é composto pela igreja, por hospedarias, Ermida da Memória, casa de Ópera, em ruína, Hortas dos Peregrinos, Casa da Água e aqueduto.

O enquadramento paisagístico deste monumento, num planalto que termina em escarpas para o mar, torna-o monumental.

Convento da Senhora do Cabo

Na fase final do percurso, já a caminho do ponto inicial vamos acompanhando o aqueduto do Santuário do Cabo Espichel que, em outros tempos, fornecia água ao convento.

Trilhos  Trilho

Tipo: Circular
Estensão: 7.7 Km
Dificuldade: Média
Informações: C.M.Sesimbra

Normas de conduta

Bertrand

Planeie a sua viagem

Use o link dos nossos parceiros

Também pode ler

Visitar ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...