Bratislava surpreendeu-nos muito! Estávamos à espera de uma pequena cidade, que poderíamos visitar de passagem e em poucas horas. Enganamo-nos.
As pessoas fazem os locais e no caso da Eslováquia isso é uma verdade absoluta. A simpatia com que as pessoas nos recebem fazem-nos sentir bem e com vontade para apreciar cada rua, praça ou esplanada com mais tempo.
Começamos por visitar a famosa igreja azul ou igreja de Santa Isabel. Fica fora do centro histórico. A sua cor dá-lhe uma imagem simpática e fora do normal nas igrejas católicas.
Daqui seguimos para o centro histórico e chegamos à praça Hviezdoslavovi, local central da cidade. Aqui fica, numa das extremidades, o Teatro Nacional da Eslováquia, um dos teatros mais antigos deste país, fundado em 1920. A praça está cheia de esplanadas onde podemos desfrutar do acolhedor ambiente de Bratislava.
Já que estamos no centro, é só começar a andar. Num cruzamento de ruas fica a Praça Hlavné onde está a Fonte de Maximiliano, um chafariz construído de 1572, mandado erguer pelo rei Maximiliano II (retratado na fonte como um cavaleiro, o protetor do povo) para fornecer água potável à população.
Numa das ruas está a porta de São Miguel (infelizmente estava tapada com andaimes de obras de restauro/manutenção), uma torre com as portas da antiga muralha que protegia a cidade por volta do século XIV.
A igreja de São Martin ou São Martinho também fica perto. É a maior e uma das mais antigas igrejas da cidade.
No alto de uma pequena montanha, junto à cidade, vê-se o Castelo de Bratislava. É um castelo do século X (início de construção) que foi sofrendo transformações ao longo dos tempos e em 1809 um incêndio deixou-o em ruínas. Alguns anos mais tarde foi reconstruído e hoje é um dos símbolos da cidade e do país.
Lá do alto, vislumbra-se o rio Danúbio, e as suas pontes. Entre elas, a ponte UFO (um dos símbolos de Bratislava) ou ponte Nova, como é conhecida, com um ovni no topo da torre onde funciona um restaurante e miradouro da cidade.
À noite, as esplanadas enchem-se de gente.
Uma cidade, não muito grande, mas com um ambiente bastante acolhedor. Vale a pena visitar sem pressas.
Bem perto, a cerca de 70 Kms, fica Viena a capital da Áustria, aproveite e faça uma escapadinha até lá.
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar Bratislava ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...
0 Comentários