Em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, por entre os arrozais e sapais do rio, este trilho é ideal para aproveitar o melhor que a natureza nos dá: ar puro, silêncio, que apenas é interrompido pelo chilrear das aves.
Qualquer lugar é bom para começar o percurso. Um deles é o cais palafítico da Carrasqueira. A poucos quilómetros da Comporta, na aldeia da Carrasqueira fica o pequeno porto piscatório tradicional, onde gerações de pescadores foram construindo passadiços sobre estacas, que se estendem pelo rio adentro, como tentáculos de um polvo, resolvendo assim o problema do acesso dos barcos durante a maré baixa. Este é um exemplo perfeito de como a arquitectura humana se pode integrar com a natureza.
A paisagem do estuário vai mudando. A “estranha” beleza dos sapais (imagem de capa) vai dando lugar aos arrozais, alguns já desactivados.
Para além dos arrozais, o trilho passa por pequenas lagoas, terras de cultivo e pastagens onde é habitual ver aves de várias espécies (dependendo da altura do ano), que se alimentam. Em algumas alturas do ano é possível ver flamingos.
Ali perto aproveite para ir às praias da Comporta, Carvalhal ou Tróia, onde os areais se estendem a perder de vista.
Tipo: Circular
Extensão: 7,2 Km
Dificuldade: Fácil
Informações: ICNF
Egito | 2024-08-29
Grécia | 2024-05-03
Grécia | 2024-03-20
Visitar ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...
0 Comentários