Nós por aí
Viajar é ir...
 
 

2023-09-11  (originalmente publicado a 2023-08-25)

Museus do Vaticano

Museus do Vaticano

 

 

Tags

museus  roma  vaticano  
 

É um autêntico repositório da história da humanidade. Acumula, há mais de 500 anos, antiguidades, tesouros e coleções de arte de várias épocas e civilizações, de praticamente todos os continentes, guardando testemunhos preciosos da história.

Os Museus do Vaticano nasceram em 1506, com a coleção privada do Papa Julius II, cresceram e hoje são dos mais importantes do mundo. Já no século XX foi aberta a porta a norte das muralhas do Vaticano, onde está a escada em espiral, de Antonio Maraini (imagem de capa) que tanto fascina os visitantes.

Fazem parte deste complexo vários museus, entre eles, o de Pio Clementino, Gregoriano Etrusco, Chiaramonti ou a Pinacoteca Vaticana. Percorrer as salas e os corredores é como uma viagem por séculos de história.

Sala de Constantino

Sala de Constantino dedicada ao primeiro imperador a reconhecer o Cristianismo

 

Estátuas egípcias

Estátuas egípcias

 

Do Antigo Egito ao Império Otomano, de África à América. Aqui se pode ver a grande estátua de Ramessés II no seu trono ou a monumental estátua de Osíris-Ápis nascendo de Lótus. Magníficos pisos em mosaico, provenientes de termas romanas, o sarcófago de Santa Helena (mãe do Imperador Constantino I) ou a estátua de Perseu com a cabeça da Medusa.

Perseu com a cabeça da Medusa

Perseu com a cabeça da Medusa

A meio da visita abre-se o pátio della Pigna (pátio da Pinha) onde repousa a contemporânea esfera dourada “Sfera con Sfera” do artista Arnaldo Pomodoro. Os visitantes nem imaginam que por baixo deste pátio existe um labirinto de corredores com estantes cheias dos mais importantes registos da história da igreja e do mundo, os Arquivos Secretos do Vaticano.

Jardim da Pinha

Pátio della Pigna

Entrar na Pinoteca Vaticana é penetrar no que melhor existe de pintura do período que vai desde o gótico até o século XIX com obras de Giotto, Melozzo da Forli, Perugino, Rafael, Leonardo da Vinci, Ticiano, Veronese, Poussin, Botticelli, Caravaggio e Crespi entre outros.

Palazzetto del Belvedere

Palazzetto del Belvedere

A visita culmina com a Capela Sistina. Erguida entre 1475 e 1483, durante o pontificado de Sisto IV, é um marco da pintura de Michelangelo. Mundialmente conhecidas as pinturas do tecto e paredes foram inspiradas em cenas do Velho e do Novo Testamento e causam um impacto tremendo para quem as vislumbra.

Nos Museus do Vaticano também é possível visitar alguns lugares “secretos”, normalmente fechados ao público, como a Capela Nicolina, a Escadaria de Bramante e o Gabinete das Máscaras. Estas visitas só são possíveis quando solicitadas e com um guia privado.

Se for visitar os Museus do Vaticano compre antecipadamente o bilhete no site oficial do Vaticano.

 
🇻🇦  Vaticano

Capital: Cidade do Vaticano

Língua: Italiano e latim

Moeda: EUR (Euro)

Fuso hotário: UTC +1

Indic.telefone: +379

 

Bertrand

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos