Descobrir Toledo, a glória de Espanha

Espanha 

by Nós por aí | 2019-09-25


No topo de uma colina, sobranceira ao rio Tejo que a abraça, Toledo é o cenário perfeito para um filme da idade média.

A pouco mais de uma hora de distância de Madrid, Toledo é uma excelente sugestão para visitar. Cervantes descreveu-a como “a glória de Espanha”.

O centro histórico de Toledo está inserido dentro de uma muralha. Um bom ponto de partida para o visitar é o Miradouro de la Granja, mesmo no cimo das escadas rolantes que ligam a entrada da zona muralhada a um dos pontos mais altos do centro. Mesmo ao lado existe um posto de turismo onde podemos obter muitas informações acerca da cidade.

Puerta de Bisagra Nueva

Puerta de Bisagra Nueva

Penetrando pelas ruas encontramos a Igreja de Santa Leocádia que, discretamente guarda histórias de grande importância para Toledo. A partir do ano de 567 Toledo tornou-se a capital do Reino dos Visigodos. Com assembleia mista composta por nobres e eclesiásticos, as sessões políticas e religiosas eram realizadas nesta igreja. Ainda hoje existem, na torre e fachada da igreja, algumas peças e relevos de estilo visigótico.

Igreja de Santa Leocádia

Igreja de Santa Leocádia

Continuando a caminhar pelas estreitas ruas da cidade é visita obrigatória a Praça Zocodover. Lugar central e de encontro de Toledo, outrora um mercado árabe de onde vem, aliás, o seu nome. Aproveite para comer Mazapan, um doce típico, muito parecido com os doces de amêndoa do Algarve.

Praça Zocodover

Praça Zocodover

A poucos metros da Zocodover fica o Alcázar de Toledo que atualmente alberga o Museu do Exército. A construção deste magnífico monumento remonta à época do Império Romano sofrendo depois várias alterações ao longo dos reinados de Alfonso VI e Alfonso X dando origem o primeiro alcázar de planta quadrada.

Alcazar de Toledo

Alcazar de Toledo

Descendo as ruas vamos dar à Plaza del Ayuntamento onde se situa a Catedral de Toledo (e Ayuntamento de Toledo). Construída entre 1226 e 1493 é uma obra-prima do gótico com influência francesa em Espanha.

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Dali subimos e visitamos as termas romanas, as igrejas Jesuitas e por entre vielas descobrimos o Real Colegio Doncellas Nobles.

Uma das figuras ligadas a Toledo é El Greco, pintor nascido em Creta que se radicou em Toledo e onde acabou por conceber as suas melhores obras. Aproveite e visite o Museu El Greco onde estão expostas algumas das suas obras.

espanha   Toledo

País: Espanha
Idioma: Castelhano/espanhol
Moeda: Euro (EUR)
Cód.Telefónico: +34
Fuso horário: + 1hora

 

Se encontrou alguma incorreção neste artigo, por favor, diga-nos.


Partilhar artigo:    
    #alcazar  #espanha  #madrid  #toledo

 

Para as nossas viagens utilizamos o cartão Revolut