Conhecer a cidade universitária de Salamanca

Espanha 

by Nós por aí | 2019-12-10


Salamanca orgulha-se de ter a Universidade mais antiga de Espanha e uma das mais antigas da Europa. Esta mesma Universidade serviu de modelo à nossa Universidade de Coimbra.

A pouco mais de uma hora da fronteira portuguesa, Salamanca é talvez um das mais belas cidades espanholas. Atravessou várias épocas históricas, que começou na Primeira Idade do Ferro, foi um importante basteão francês na Guerra Peninsular e hoje em dia é um importante polo universitário e cultural do país.

O centro histórico, um dos mais ricos de Espanha, é sem dúvida o local mais bonito da cidade. As suas construções vão desde a época romana, passam pela Idade Média e até ao neoclássico.

Plaza Mayor é o melhor sítio para começar a visita, construída em meados do século XVI é um dos símbolos de Salamanca e o centro da vida da cidade. Já foi palco de filmes como o Ponto de Mira ou o Zorro. Daqui podemos percorrer as belas ruas douradas (devido à coloração das pedras das construções) que serpenteiam todo o centro histórico. Por estas ruas vamos descobrindo a Casa das Conchas, a Universidade de Salamanca, a Catedral de Salamanca, a Torre del Clavero entre outros monumentos e locais que valem a pena visitar.

Plaza Mayor, Salamanca

Plaza Mayor, Salamanca

A Casa das Conchas, é um simples edifício gótico que se torna especial por estar coberto por conchas (daí o nome) nas suas paredes exteriores. Hoje alberga uma biblioteca.

Casa das Conchas

Casa das Conchas

A Universidade Pontífica de Salamanca (ensino privado), mesmo em frente à Casa das Conchas, é um exemplo magnífico de arquitectura barroca. As torres da Igreja Clerecías impõem-se, vale a pena subir lá acima para vislumbrar a cidade.

Um pouco mais à frente, a Universidade de Salamanca (a sede e edifício mais antigo) é outro símbolo da cidade. Com mais de 800 anos é escola de mais de 30.000 alunos provenientes de todo o mundo. A sua fachada é muito bonita.

Universidade de Salamanca

Universidade de Salamanca

Ali perto, mesmo ao lado da Plaza Anaya, está a Catedral Nova de Salamanca. Um impressionante monumento gótico, construído nos séculos XVI e XVIII, que conjuga tão harmoniosamente as suas imponência e beleza.

Catedral Nova de Salamanca

Catedral Nova de Salamanca

 

Plaza Anaya

Plaza Anaya

Na parte baixa da cidade, a atravessar o rio Tormes, fica a ponte romana (na imagem de capa) – que na verdade apenas os arcos mais próximos da margem de Salamanca são da época romana, toda a restante construção é do século XVIII –  aqui,  podemos desfrutar de uma relaxante caminhada pelo parque.

Ponte romana, Salamanca

Ponte romana

Há muito mais para ver nesta cidade, não muito longe, fica a Igreja Nova del Arrabal, pequena por fora mas muito bonita por dentro.

espanha   Salamanca

País: Espanha
Idioma: Castelhano/espanhol
Moeda: Euro (EUR)
Cód.Telefónico: +34
Fuso horário: + 1hora

 

Se encontrou alguma incorreção neste artigo, por favor, diga-nos.


Partilhar artigo:    
    #espanha  #salamanca  #universidade

 

Para as nossas viagens utilizamos o cartão Revolut