Nós por aí
 
 

2021-12-06

Conhecer o bairro de Trastevere em Roma

Conhecer o bairro de Trastevere em Roma

 

 

Tags

italia  roma  trastevere  

 

 

Adquira o seu guia

Lonely Planet

 

O bairro de Trastevere é muitas vezes associado à vida boémia de Roma. Realmente, é onde os mais jovens se concentram à noite, principalmente no fim-de-semana, mas o bairro tem muito mais do que diversão nocturna, está cheio de história e muito para descobrir.

Rio Tibre

Rio Tibre

Do outro lado do rio Tibre, ou Tevere em italiano (do latim Tiberim), fica o bairro Trastevere, um dos bairros mais típicos e históricos da cidade, onde ainda se pode ouvir o sotaque romano.

Vai desde a Porta Portese a Sul até ao Vaticano a Norte e desde o rio a Oeste ao monte Gianícolo a Este. Ao longo do rio, do lado do bairro, existe uma via onde se pode caminhar, andar de bicicleta e desfrutar do Tibre. Durante o fim-de-semana é frequente ver muita gente a aproveitar da calmaria mesmo ali, uns metros abaixo do centro da cidade.

Rua em Trastevere

Rua em Trastevere

No meio do bairro as ruas estreitas, que quase formam um labirinto, com prédios antigos, em tons de ocre, caracterizam este bairro onde é fácil perder-nos. A vida corre nestas ruas a um ritmo quase normal, não fossem os muitos turistas que nelas se aglomeram. Diz-se que este é uma dos melhores sítios para se comer em Roma, e em parte é verdade. Realmente há muitas trattorias (típicos restaurantes do tipo taberna com comida genuinamente italiana), fornos (onde se comem deliciosas sandes com mozzarela e presunto) e pizzerias onde se pode degustar o melhor da gastronomia italiana (que não tem só pizzas ou massas).

Santa Maria in Trastevere

Igreja de Santa Maria in Trastevere

Mesmo no centro do bairro está a basílica de Santa Maria in Trastevere é a principal de Trastevere e foi à volta dela e da praça à sua frente que o bairro foi crescendo. Esta igreja é um aglomerado de estilos de várias épocas. A sua fachada é decorada com mosaicos dourados, no seu interior destaca-se a abside também decorada com mosaicos dourados e as naves laterais suportadas por colunas dóricas provenientes das termas de Caracalla (na outra margem do Tibre). À esquerda do altar-mor está a capela Altemps em estilo barroco com a Madonna de la Clemenza.

Santa Cecília in Trastevere

Basílica de Santa Cecília in Trastevere

Neste bairro existe também a basílica de Santa Cecília, construída sob a casa onde Cecília vivia, uma mártir cristã do século III. O seu corpo foi inicialmente sepultado na catacumba de são Calisto e mais tarde, em 1599, trazido para esta basílica. Hoje podemos ver a impressionante escultura (de Stefano Maderno) da santa, reproduzida na posição que se diz que o corpo foi encontrado quando abriram o túmulo.

Rua em Trastevere

Rua em Trastevere

 

Beco em Trastevere

Trastevere

 

Na extermidade Sul do bairro fica a Porta Portese onde todos os domingos se realiza um mercado de rua com artigos novos e usados e sobretudo velharias e antiguidades.

A Este do bairro podemos subir até uma das sete colinas de Roma, a de Gianícolo, e apreciar a vista sobre a “cidade eterna”.

Vista de Roma

Vista de Roma a partir de Gianícolo

A vida do bairro cativa e vale a pena perder-se nas ruas e vielas para melhor conhecer.

 


Onde comer

O restaurante La Villetta in Trastevere da Gino é excelente. Ambiente familiar com comida caseira e muitos pratos feitos no forno a lenha. Com um pouco de sorte, é possível assistir ao vivo a algumas cantorias típicas.

🇮🇹 

Itália

Capital: Roma

Língua: Italiano

Moeda: EUR (Euro)

Fuso hotário: UTC +1

Código telefone: +39

Fronteiras: Suiça , França , Vaticano , Áustria , San Marino

 

Bertrand

Planeie a sua viagem

Use o link dos nossos parceiros

 
 

Também pode ler

 






Visitar ou outro lugar, o importante é ir, porque "viajar é ir"...

Comente o artigo

0 Comentários

segue-nos